UNIFORME RETARDANTE À CHAMAS – NR10

Proteção para Arco Elétrico e Fogo Repentino

Uniformes que oferecem proteção e conforto para trabalhadores expostos ao risco de fogo repentino, arco elétrico, transferência de calor, metais fundidos e fagulhas.

TESTE DE FOGO REPENTINO

ATVP – O QUE É ISTO?

ATPV é a sigla em inglês para “Arc Thermal Performance Value”. É o valor em calorias por centímetro quadrado da proteção que o tecido promove contra os efeitos do arco elétrico. Lembra do arco elétrico?

O arco elétrico é originado pela passagem da corrente elétrica pelo ar ou outro meio isolante, podendo ter várias origens. São extremamente quentes. Sua temperatura pode girar em torno de 2.000 ºC a cerca de 20.000 ºC. Vale lembrar que a superfície do Sol gira em torno de 5.000 ºC. É importante lembrar também que uma forte zona de expansão de ar pode se formar também durante a formação do arco.

Estando exposto a uma temperatura desta, o eletricista deve ser protegido. Com base na quantidade de energia incidente que estará sujeito, determina-se a vestimenta. Esta quantidade de caloria gerada pelo arco voltaico depende da tensão elétrica, da corrente de curto, do tempo do arco e da distância do operador.

De acordo com a Norma americana NFPA 70E (Electrical Safety in the Workplace/Segurança em Eletricidade no Local de Trabalho), podemos dividir as vestimentas nas seguintes categorias de risco:

Existem, portanto, quatro tipos diferentes de categoria de risco. Isso não impede, porém, que um fabricante faça uma vestimenta com algum valor intermediário ou além de energia. Por exemplo, um fabricante pode fazer uma vestimenta categoria de risco 2 intermediário de 11 cal/cm². Não é categoria 3, mas protegerá além da 2.

Antes de realizar uma atividade, o eletricista deverá conhecer o valor do ATPV envolvido. Consulte um profissional de segurança para realizar uma análise nas suas instalações.

Fonte: Blog do Hudson Legnar

CERTIFICAÇÕES/DOCUMENTAÇÕES